Projeto Entrelaça: laços para educar, proteger e transformar a Educação Pública e o sistema de garantia de direitos

Projeto Entrelaça: laços para educar, proteger e transformar a Educação Pública e o sistema de garantia de direitos

Qualificar a Educação Pública e fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Estes são os objetivos do projeto Entrelaça: laços para proteger, educar e transformar. Com propósitos ousados, o projeto da Rede de Solidariedade, do Brasil Marista, atuará no atendimento ao público infantojuvenil, em situação de vulnerabilidade e exclusão social, a partir da educação pública de qualidade e da promoção de seu protagonismo. Pretende, também, consolidar instrumentos participativos, de articulação de atores afins e instâncias colegiadas do poder público. E, por fim, desenvolver ações, para a promoção da autonomia e empoderamento, fundamentados no Pacto Global pela Educação, Economia de Francisco e orientações do Instituto Marista.

Do Piauí para o mundo
Para que os objetivos sejam alcançados, foi constituído grupo de trabalho, para realizar diagnóstico da Educação Pública, em três municípios brasileiros, nos quais os Maristas possuem escolas sociais: Teresina (PI), Paiçandu (PA) e Viamão (RS). A primeira parada foi Teresina, especificamente, na região da Grande Santa Maria, bairro onde está localizada a Escola Marista Champagnat de Teresina, área de forte vulnerabilidade social. Na semana de 21 a 25 de junho, uma equipe multidisciplinar esteve no local, para traçar um perfil da comunidade educativa local, composta por alunos, professores e gestores. Permeando estes atores, estão as instituições públicas locais, municipais e estaduais, que serão o elo, na promoção da educação pública de qualidade e garantia de direitos.

Laços de Solidariedade
De acordo o Ir. Alexandre Lôbo, diretor da unidade em Teresina, o território da Grande Santa Maria é terreno fértil para receber o projeto. “Temos uma realidade altamente vulnerável, e com o Entrelaça teremos oportunidades de mostrar aos estudantes da escola pública que é possível sonhar”, enfatiza Ir. Alexandre, articulador do projeto no local. As próximas etapas do Entrelaça são as visitas a Paiçandu e Viamão, para que, com os diagnósticos nos três municípios, seja possível vislumbrar diretrizes de Solidariedade do Brasil Marista, porque somos as mãos que se estendem e formam laços.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *